CAIXA CULTURAL FORTALEZA RECEBE SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL DANÇAS DE ENFRENTAMENTO

Cultura

De 1º a 04 de maio, artistas do Nordeste apresentam espetáculos

e ações formativas com acesso gratuito

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 1º a 04 de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, com espetáculos, rodas de conversa, oficinas e palestra sobre a temática da Dança. O projeto reúne companhias, artistas e outros profissionais do Nordeste, que retratam a realidade e as ricas manifestações da cultura regional em suas obras e pesquisas. O evento é gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria da CAIXA Cultural.

O festival tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, com realização da Associação Dança Cariri (ADC). Participam artistas nordestinos com trabalho de repercussão no âmbito nacional.

Abertura:

A performance “Corpo-tecelão”, de Alexandre Herbert, abre o festival na quinta-feira (1º) às 19h. Artesão tecelão e professor, nascido em Juazeiro do Norte, Alexandre Herbert propõe uma vivência como tear humano. Em seguida, André Vitor Brandão, da Qualquer um dos 2 Companhia de Dança, de Pernambuco, apresenta “Nêgo D’Água”.

Após os espetáculos, será realizada a roda de conversa sobre o tema “A Dança Nordestina”, com André Vitor Brandão e Raimundo Branco, da Compasso Cia de Dança (de Pernambuco), e mediação de Alysson Amancio (do Ceará).

Programação:

Na sexta-feira, 02, às 17h30, Joyce Barbosa, da Paraíba, apresenta a performance “Cansados Venceremos”, no pátio externo. E, às 18h, ocorre a palestra “Dança Contemporânea”, proferida por Thereza Rocha, professora dos cursos de graduação em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Também na sexta-feira (02), às 19h30, o grupo CorpoMudança, de Fortaleza, apresenta “D’Kebrada – Memórias de um território”, seguido da roda de conversa sobre “Danças Periféricas: enfrentando e construindo novos mundos”, com a cearense Katiana Pena, diretora da companhia, e André Vitor Brandão, com mediação do produtor cearense Jota Júnior Santos.

Já no sábado (03), serão duas atrações artísticas. No pátio externo da CAIXA Cultural, a Compasso Cia de Dança, de Pernambuco, apresenta “Passo”, às 17h. Em seguida, a Cia Alysson Amancio, de Juazeiro do Norte, estará no palco do teatro, às 19h30, com o espetáculo “Roma dos Pobres”. Na sequência, o bate-papo terá o tema “Curadoria em Dança” com André Vitor Brandão e Arnaldo Siqueira, de Pernambuco. A mediação será da cearense Cláudia Pires.

Para encerrar, no domingo (04) o festival leva ao teatro da CAIXA Cultural mais dois espetáculos. Às 17h, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes, do Ceará, apresentam “Água Viva”. E, às 19h30, Carolina Wiehoff e Paulo Caldas entram em cena com “Deriva 72”. A roda de conversa sobre “Dança na Maturidade” fecha a programação, com a participação das bailarinas Carolina Wiehoff, Wilemara Barros e Cláudia Pires, e mediação de Alysson Amancio.

Oficinas:

A programação do Festival terá três oficinas. Na sexta-feira (02), acontecem duas delas: “Saberes técnicos em dança contemporânea”, às 10h, com Rosa Ana Fernandes, professora dos cursos de Graduação em Dança da UFC; e “O Passo Brincante”, às 14h, com Raimundo Branco. Da Compasso Cia de Dança, de Pernambuco, essa última atividade foca nos passos e movimentos do frevo, cavalo marinho, capoeira de Angola, entre outras danças e manifestações populares.

No sábado (03), às 10h, a bailarina cearense Wilemara Barros ministra a oficina “Balé Clássico na Contemporaneidade”. Os interessados em participar das oficinas devem preencher o formulário correspondente disponível no site da CAIXA Cultural. Serão disponibilizadas 20 vagas por evento, preenchidas por ordem de chegada.

A programação completa do Festival pode ser conferida no site da CAIXA Cultural.

Associação Dança Cariri:

A Associação Dança Cariri é uma organização civil, sem fins lucrativos, fundada em 2007. Desde o seu surgimento, vem fomentando e difundindo a pesquisa, formação e produção das artes cênicas, com destaque para a dança no sul do estado de Pernambuco, em diálogo e parcerias com profissionais da área nos âmbitos nacional e internacional.

Patrocínio Cultural:

O projeto “Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

Serviço:

[Dança] Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Datas: 1º a 04 de maio de 2025

Programação: Consultar em CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalfortaleza

Acesso gratuito, com retirada de ingressos para os espetáculos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria da CAIXA Cultural

Classificação indicativa: Livre

Informações: (85) 3453-2770

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *