A livraria Substânsia e a loja Reticências, parceiras do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, participam da Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025, levando ao público uma seleção de obras que destacam a literatura cearense, as produções independentes e a diversidade de estilos e temáticas. O evento acontece até dia 13 de abril, das 9h às 22h.
A livraria e editora Substânsia (@substansia), localizada na sala 1 do Cinema do Dragão, levará ao Pavilhão da Feira (estande 14), próximo à Quadra Literária, títulos de autoras e autores vendidos regularmente em seu espaço, como Socorro Acioli, Stenio Gardel, Eliana Alves Cruz, Talles Azigon, Heloísa Vasconcelos, Jarid Arraes, Andrea Del Fuego, Lira Neto, Mailson Furtado, Jeferson Tenório e Tércia Montenegro, entre outros. Além disso, a livraria promoverá sessões de autógrafos, incluindo um encontro com a escritora Helô D’Angelo no dia 12 de abril, às 14h.
Na Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Livraria Substânsia seguirá sua proposta curatorial, destacando edições cearenses, quadrinhos independentes e livros de design e artes. Durante o período da Bienal e sua preparação, a loja no Dragão funcionará de quarta a domingo, das 15h30 às 19h30.
Já a loja de arte e editora Reticências, localizada no primeiro andar do Dragão do Mar, na Varanda dos Museus, estará no estande 12 do Espaço da Palavra. O público presente na Bienal terá a chance de ver e conhecer obras de editoras independentes parceiras e publicações próprias, como a Revista Reticência, “Avesso”, de Anderson Morais, e “O silêncio das coisas”, de Herbert Rolim.
Também estarão disponíveis títulos da coleção Imaginários, que reúne reflexões sobre arte, performance e ativismo, além de publicações da Bebel Books e da Terra da Luz Editora. No catálogo infantil, destacam-se “AYO, a menina que criou o mundo”, de Luizete Vicente, e “Vaquinha Bumbá”, de Nádia Aguiar. Durante a Bienal, a livraria no Dragão manterá seu horário de funcionamento normal.
“A participação das duas livrarias reforça a importância da literatura independente e da produção editorial cearense dentro da programação da Bienal Internacional do Livro do Ceará, criando uma ponte entre as obras expostas no evento e a cena literária que se mantém ativa no Centro Dragão do Mar”, explica a superintendente do equipamento cultural, Camila Rodrigues.
A Bienal é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento acontece de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025
Data: 04 a 13 de abril de 2025
Horário: 9h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Livraria Substânsia
Localização na Bienal: Pavilhão da Feira (próximo à Quadra Literária)
Localização no Centro Dragão do Mar: Sala 1 do Cinema do Dragão (Térreo)
Loja e editora Reticências
Localização na Bienal: Espaço da Palavra (Estande 12)
Localização no Centro Dragão do Mar: 1º andar (Varanda dos Museus)