Você já turistou na própria cidade? Já teve um olhar diferenciado no lugar onde mora? Visitou cidades próximas a sua? Esse comportamento está cada vez mais comum entre os brasileiros e ele tem nome: Staycation.
O termo é a junção das palavras em inglês stay (ficar) e vacation (férias). Basicamente tirar férias onde você está. Devido a pandemia, essa modalidade de turismo vem ganhando força entre os viajantes com a vinda da responsabilidade de se manterem seguros e não proliferar o vírus para outros estados.
Para alguns pode até parecer sem graça, mas pensa comigo: nada mais justo que conhecer a própria região antes de explorar outras culturas. Aposto que, se você já recebeu um amigo de fora, acabou conhecendo mais coisas da sua própria cidade quando saíram juntos para turistar. É até bem comum moradores locais não conhecerem pontos turísticos clássicos para visitantes estrangeiros. Pois é isso que o Staycation propõe: sair com um olhar de turista na própria região, conhecendo mais a fundo o turismo local.
Ainda não está convencido a praticar? Vou mostrar formas diferentes de fazer Staycation e e vantagens dessa modalidade:
Conhecendo a sua própria cidade:

Por exemplo, sou residente de Fortaleza, é super comum (quase como respirar) os moradores locais irem até as nossas praias no fim de semana. Praia do Futuro e Beira Mar são maravilhosas, mas Fortaleza não se resume só a isso. Além de várias feiras e comércio voltado para o artesanato, existem vários pontos da cidade que contam histórias e guardam memórias. Em resumo, explore sua cidade em todas as suas possibilidades. Dê o check em todos os pontos clássicos e vá mais um pouquinho além, conhecendo as origens da cidade, visitando patrimônios históricos, por exemplo. Tenho certeza que você sairá com um sentimento de pertencimento muito maior e muito orgulhoso de onde vive.
Um rolê bate e volta:

No meu país Ceará, por exemplo, tem sido cada vez mais comum agências de viagens oferecerem passeios com 3 praias em um dia, tudo saindo com translado de Fortaleza. São passeios que cada minuto seu é super bem aproveitado com alguns atrativos como: um rolê de buggy, uma parada num restaurante local, uma caminhada nas falésias, etc. O que não significa que você precise fazer tudo agenciado. É totalmente possível se você tiver um carro ou alugar um. Basta se planejar direitinho e criar seu roteiro em lugares próximos tanto pelo litoral ou, se preferir, pela serra.
Pernoite para acordar num lugar diferente:

Que tal aproveitar um Hotel, pousada ou um Airbnb bacana numa cidade próxima no final de semana ou até mesmo na sua própria cidade? Sim, isso mesmo, na sua própria cidade, por que não? Pode soar estranho, mas te garanto que você vai sentir como se tivesse viajando. A experiência te faz ter um olhar diferente do lugar e te traz novos ares com o conforto da acomodação.
Vantagens:
- É muito mais econômico explorar um lugar pertinho ou ter a possibilidade de nem pagar uma diária.
- Não precisa estar de férias ou esperar um feriadão. Você pode fazer até todo final de semana com programações gratuitas, seu bolso vai nem reclamar.
- Sem estresse. Não precisa arrumar documentação, malas e ter que passar horas no aeroporto e dentro de um avião.
- Valorização e incentivo do turismo local. Nós sabemos que não está fácil pra ninguém, a economia sofreu nos últimos tempos e a cultura tem sido deixada de lado cada vez mais pelo poder público. Um simples passeio pode fazer bem não só pra gente como pro nosso meio, ocupando espaços e vivenciando nossa própria cultura.
Por fim, sei que somos todos adultos, mas não custa deixar de lembrar: USA MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL. Dê preferência por lugares abertos (o que não falta é lugares incríveis e abertos, viu?) e evite aglomerações.
E aí? Você já fez o check naqueles lugares clássicos de sua cidade? Já fazia Staycation e não sabia? Deu vontade de explorar um pouquinho mais sua região? Lá no meu instagram @destinodeandressa sou totalmente adepta a essa modalidade e sempre dou várias dicas de rolês em Fortaleza e arredores. Não esqueça de deixar aqui nos comentários o que acharam do conteúdo!