Esse post é um convite aos leitores que pretendem ir a Fortaleza e aos moradores da própria cidade. Uma coisa que me incomoda muito, como moradora da Cidade Luz, é essa ideia de que Fortaleza é só Beira Mar tendo tantas outras possibilidades ricas disponíveis para explorar. E não muito longe da Beira Mar, o Centro Histórico de Fortaleza é uma delas.
Aqui para os nativos o centro é apenas conhecido como “Centro” mesmo, o termo “Centro Histórico” é um pouco esquecido. Mas aos poucos isso tem mudado com iniciativas de projetos com o objetivo de valorizar nossas memórias. Um deles é o Projeto Fortaleza a Pé que tive o prazer de conhecer através do trabalho incrível do educador e turismólogo Gerson Linhares. O projeto promove Caminhadas Culturais que nos fazem visitar o centro como um verdadeiro museu aberto de forma totalmente gratuita e com 30 roteiros diferentes.

A caminhada inicia-se sempre na icônica Praça do Ferreira, onde é possível visualizar várias construções que marcaram época como o Palacete Ceará, a Farmácia Oswaldo Cruz, a lanchonete Leão do Sul, Cine São Luiz, o Edifício SulAmérica e os hotéis Savannah e Excelsior Hotel. Rodeados por esses patrimônios históricos, Gerson faz uma roda de conversa onde conta a história de Fortaleza, o passo a passo de como a vila se desenvolveu para cidade.

A partir daí, nos conectamos às memórias vivas da história da cidade, caminhando calmamente pelo centro nas suas mais diversas possibilidades dentro dos diversos roteiros. São mais de 30 praças históricas, 35 aparelhos culturais, 22 museus e mais de 250 edificações antigas. O roteiro que eu segui passou por lugares icônicos como a Praça dos Leões, Catedral, Forte de Nossa Senhora da Assunção e se concluiu no charmosíssimo Passeio Público, um dos meus destinos pessoalmente favoritos na cidade <3

No fim da caminhada ainda ganhamos um álbum de figurinhas fofíssimo com o famoso bode Ioiô na capa. O objetivo do álbum é completar com as figurinhas de todos os patrimônios históricos de Fortaleza nele listado. Como um bom educador, o guia Gerson incentiva que divulguemos e indiquemos o projeto para escolas, principalmente públicas, para os professores fazerem aulas junto com o projeto e apresentarem a história de nossa cidade de forma muito mais vívida. O material do álbum é riquíssimo e conta um pouco sobre cada patrimônio.

Já falei, mas vou repetir: É GRATUITO, totalmente gratuito. Incrível né? Mas para fazer o passeio é necessário agendamento prévio. Você pode entrar em contato no instagram @fortalezape e ter essa experiência incrivelmente rica.
Outros projetos semelhantes são:
- @freewalkfortaleza
Faz passeios a pé pelo Centro e também pelo bairro Varjota, um polo gastronômico da Cidade. O pagamento é feito no final do passeio a critério da percepção de quanto o visitante acha que vale o serviço.
- @saboresdacidade
Um tour gastronômico no Centro de Fortaleza (R$ 80,00 por pessoa)
Gostou? Já fez algum passeio do gênero? Conta pra mim nos comentários!